1. Home
  2. Informações
  3. Telas de Proteção para Apartamentos

Telas de Proteção para Apartamentos

O uso de telas de proteção para apartamentos, além de promover a proteção de crianças, não deixa de ser uma tranquilidade para os pais, pois eles sabem que seus filhos não vão correr qualquer risco.

Mas é muito importante estar atento às empresas instaladoras, para que cumpram todas as exigências e utilizem materiais certificados. Só assim será possível ter certeza da segurança do produto que será instalado.

Telas de Proteção para Apartamentos

Como escolher empresas de telas de proteção para apartamentos?

Caso você esteja procurando por uma empresa de telas proteção para apartamentos, veja por onde começar:

  • Verificar se a empresa possui certificados de qualidade dos fios e das cordas. É preciso ter aprovação do Inmetro;
  • Conferir a durabilidade da tela de proteção;
  • Checar se a garantia oferecida é de 3 anos;
  • Apurar se a empresa segue as normas ABNT;
  • Buscar informações sobre o que está incluído no orçamento, pois muitas empresas oferecem preços menores, mas cortam do orçamento serviços como revisões, por exemplo.
  • Pesquisar se os profissionais são capacitados para a execução do serviço;
  • Apurar em sites de reclamações para saber os comentários dos clientes em relação à empresa. Se houver comentários negativos, recomenda-se não contratar.
  • Fazer uma visita à sede da empresa. Assim você pode conferir se a empresa existe, se sua documentação está em dia e se os funcionários realmente são profissionais do assunto.

Esses são os principais aspectos da sua pesquisa. Faça com bastante calma, visando a escolher a empresa que vai atender às suas necessidades.

Apesar de a garantia ser de 3 anos, geralmente as telas possuem uma durabilidade de até 7 anos, mas, caso observe alguma deformação ou a perda de tensionamento, entre em contato imediatamente com a empresa responsável.

As revisões são parte importante para a garantia de segurança da rede em sua residência. Por isso, não abra mão de solicitá-la à empresa responsável. Dependendo do contrato, a manutenção pode até estar inclusa.

Onde instalar telas de proteção para apartamentos?

As telas proteção para apartamentos podem ser colocadas em janelas, sacadas, varandas e coberturas.

É um item cuja instalação é imprescindível em ambientes que tenham crianças menores de 12 anos, idosos e/ou pequenos animais de estimação.

Caso você more em condomínio, procure se informar se existe alguma norma a ser seguida, como a cor da tela, por exemplo.

Qual o passo a passo da instalação de telas de proteção para apartamentos?

Tenha em mente que a instalação deve ser feita apenas por profissionais
qualificados. Veja o passo a passo da instalação:

  1. Perfuração dos locais e colocação de buchas e ganchos;
  2. Colocação da tela, encaixando-a nos ganchos;
  3. Corte do excesso da tela;
  4. Passagem da corda por dentro da tela, fazendo seu contorno por completo;
  5. A corda é esticada para que fique bem tensionada;
  6. Fechamento de todos os ganchos;
  7. Os profissionais realizam o teste de resistência.

Os profissionais responsáveis pela colocação das redes, além de possuírem treinamento específico, devem estar munidos de todos os equipamentos de segurança obrigatórios.

Qual o tamanho das malhas?

As malhas podem variar entre 3cm, 5cm, 7cm e 10cm. Em residências com crianças e pets, o mais indicado são as telas que possuem menores, para evitar a passagem de brinquedos e de pequenos animais.

Para facilitar o acesso à abertura de janelas, as telas de 7cm e 10cm são as mais recomendadas. Porém, se você tem pets, as malhas menores protegem melhor os animais.

O material mais adequado para telas que ficam expostas ao tempo é o polietileno. Ele é impermeável, além de poder ser tratado contra os raios UV.

Caso sua residência seja próxima à praia, o ideal é que os ganchos sejam de aço inoxidável, pois não enferrujam. Assim não se corre o risco de comprometer a segurança da tela.

Como saber se as telas de proteção para apartamentos ainda são seguras?

Muitos consumidores têm muitas dúvidas se a tela ainda é segura ou não, especialmente após algum tempo de uso. Por isso te daremos algumas dicas. Verifique os seguintes aspectos:

  • Pressione a tela com a mão. Caso ela se rompa ou algum gancho se solte, é necessária sua troca urgente;
  • Quando for instalada, verifique na etiqueta a data da colocação e o prazo de garantia;
  • Faça uma vistoria nos ganchos. Caso estejam enferrujados, entre em contato com a empresa;
  • Locais onde as telas ficam muito expostas ao tempo, recomenda-se sua troca após 3 anos de uso;
  • Se perceber algum corte, comunique à empresa.

Um cuidado importante: nunca use produtos abrasivos para a limpeza da rede, pois eles danificam os fios e as malhas. Procure limpar apenas com sabão ou detergente neutro.

Vale lembrar que as telas devem ser mantidas até as crianças completarem 12 anos de idade.

É possível remover a tela e instalar em outro local?

A resposta é bem simples: não se pode remover a tela e instalá-la em outro local. Isso porque cada tela é feita especificamente para aquele espaço, ou seja, elas são cortadas sob medida.
Em alguns casos, se forem muito novas, procure se informar com a empresa se é possível adaptá-las em outro local, mas nunca faça isso sozinho!

Como se pode perceber, telas de proteção para apartamentos são itens prioritários em locais com crianças pequenas, idosos e pets. Para isso, averigue se a empresa possui todas as certificações e se ela atua de acordo com as normas ABNT.

Dessa forma, você estará cercado de toda a segurança!