1. Home
  2. Informações
  3. Rede de Proteção Zona Norte

Rede de Proteção Zona Norte

Na maioria das vezes, quando se pensa em contratar uma empresa de rede de proteção Zona Norte, a primeira ideia que vem em mente é a segurança de crianças e pets.

Entretanto, tem crescido consideravelmente a procura por redes para a proteção de idosos, para a cobertura de piscinas e de quadras poliesportivas.

Rede de Proteção Zona Norte

Qual é a importância da rede de proteção Zona Norte para idosos?

Temos informações de que nos últimos anos houve um crescimento no número de instalações de redes de proteção Zona Norte em ambientes com idosos, seja em residências ou casas de repouso.

Talvez você se pergunte os motivos de instalar redes de proteção para idosos, já que a maior parte das pessoas faz a instalação pensando em crianças e animais de estimação. Os principais são:

  • Prevenção de quedas: muitos idosos apresentam problemas de equilíbrio e nesta idade as quedas apresentam difícil recuperação. Por isso é importante preveni-las.
  • Promover maior segurança e independência: os idosos se sentem mais seguros com a presença da rede, pois sabem que podem se apoiar nela caso seja preciso.

Redes de proteção são instaladas em janelas, varandas, escadas, mezaninos, etc. A rede de proteção mais indicada para a terceira idade é aquela feita de polietileno e que tenha 10cm de largura entre os nós.

Além disso, a largura de 10cm entre os nós é ideal por não provocar a sensação de enclausuramento, permitindo que as pessoas tenham acesso à vista da janela. Nos casos em que pessoas tenham medo de altura, recomenda-se uma malha de 5cm.

Como escolher a empresa de rede de proteção Zona Norte?

O ideal é fazer uma pesquisa prévia entre as empresas disponíveis. Geralmente uma empresa séria deve:

  • Oferecer garantia de pelo menos 3 anos.
  • Estar de acordo com as normas ABNT NBR 1604.
  • Contar com profissionais especializados.
  • Fornecer material não reciclado e com Certificado de Qualidade
  • Instalar rede resistente ao fogo a qual suporte até 500kg por m 2 , sendo impermeabilizada e tratada contra raios UV.

Em relação ao tratamento contra raios UV, as redes instaladas em áreas externas, como estão submetidas às ações da natureza, como as variações de temperatura, por exemplo, precisam receber tratamento contra o ressecamento e a ação dos raios UV.

Então, no momento de selecionar a empresa para a instalação de redes de proteção, seria aconselhável informar-se se quesitos que mencionamos são praticados/obedecidos.

É possível instalar redes de proteção em dias de chuva?

Saiba que não é recomendado instalar redes de proteção em dias chuvosos, sendo necessário remarcar a data da instalação.

Isso é devido ao fato das paredes onde serão fixados os ganchos precisarem estar secas. Caso contrário, podem rachar. Se isso acontecer, os ganchos não ficarão completamente presos.

Dessa forma, as redes não irão atender a sua principal finalidade que é a segurança. Sem contar que a instalação nessas condições de tempo pode também colocar em risco a vida dos profissionais responsáveis pela colocação da tela.

Saiba da importância da escolha do material

Tenha em mente que, por se tratar de uma questão de segurança, é de extrema importância a escolha do material e desconfie quando uma empresa oferecer produtos com valor muito abaixo do mercado.

Outro ponto de extrema importância é que o material não pode ser reciclado, precisa ser virgem e possuir Certificado ISO.

Geralmente a rede de proteção na Zona Norte, quando instalada em áreas externas, é feita de polietileno, cuja resistência equivale à tração do aço, só que muito mais leve.

Em ambientes internos, como proteção de escadas e mezaninos, o material indicado é a poliamida. É muito importante escolher o material de acordo com tipo de ambiente de instalação. Assim você o preserva por mais tempo.

Como é feita a instalação em janelas?

Em primeiro lugar, você deve entrar em contato com a empresa especializada para solicitar um orçamento. Os profissionais definirão a melhor forma de instalação, dependendo do tipo de janela.

No caso de basculantes, a instalação é feita pelo lado de dentro, pois, se for instalada por fora, sua abertura pode ficar comprometida, causando maior tensão à rede.

Em janelas que correm lateralmente, o recomendado é que a rede de proteção seja instalada pelo lado de fora. Assim é possível fazer pequenos reparos ou mesmo limpar os vidros.

Em venezianas de correr, a rede é colocada entre o vidro e a veneziana e, no caso das sanfonadas, é instalada antes do vidro.

Como há uma variedade de cores, você pode escolher uma que entre em harmonia com a decoração do ambiente. As mais procuradas são a branca e a cristal.

Apesar de existirem muitos tutoriais na internet que ensinam a instalar redes de proteção, não é aconselhável que você faça por conta própria.

 

Por que instalar rede de proteção em piscinas?

Hoje em dia, é indispensável a instalação de redes de proteção em piscinas, principalmente em locais frequentados por crianças, idosos e pets.

O material utilizado pela rede de proteção Zona Norte é o polietileno, justamente por ser mais resistente e impermeável.
Sabe-se que a maior causa de afogamento, principalmente de crianças, é devido à queda em piscinas. Por isso, é fundamental sua instalação não somente em residências, mas também em escolas, condomínios, clubes e hotéis.

Apesar de não existirem normas quanto à instalação de redes de proteção em piscinas, você deve optar por uma empresa certificada e que possa lhe oferecer total
segurança.

A instalação é realizada com buchas específicas e ganchos galvanizados, ou seja, que não enferrujam. Outro detalhe é que este tipo de rede precisa ser bastante tencionado no momento da instalação.

O objetivo disso é reforçar o meio da piscina, proporcionando mais proteção e segurança não apenas para os pequenos, mas também para os animais de estimação, especialmente os de pequeno porte.

Independentemente de onde for instalada a rede de proteção Zona Norte, é importante você contratar uma empresa idônea e que esteja de acordo com todas as regulamentações da ABNT. Assim, você terá a certeza que está adquirindo o melhor material e, por consequência, promovendo segurança para sua família.